Como tomar créditos de carbono no Brasil?
- Joyce Montes

- 21 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

No Brasil, a possibilidade de uma empresa tomar créditos de carbono está relacionada a projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) que sejam reconhecidos e validados por programas de compensação de carbono. Esses projetos são baseados em mecanismos conhecidos internacionalmente, como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e as Reduções Verificadas de Emissões (RVEs).
Aqui estão os passos gerais que uma empresa pode seguir para tomar créditos de carbono no Brasil:
Identificação de oportunidades: A empresa deve identificar oportunidades dentro de suas operações ou cadeia de valor onde seja possível reduzir as emissões de GEE. Essas oportunidades podem incluir projetos de eficiência energética, utilização de energias renováveis, redução do consumo de recursos, entre outros.
Desenvolvimento do projeto: A empresa deve desenvolver um projeto detalhado que descreva como as emissões serão reduzidas, qual o método de medição e monitoramento das reduções, e como será calculada a quantidade de créditos de carbono gerados.
Validação e verificação: O projeto deve ser validado por uma entidade acreditada, que irá verificar se ele atende aos critérios e metodologias estabelecidas pelos programas de compensação de carbono. A verificação geralmente inclui auditorias para garantir a precisão dos cálculos de redução de emissões.
Registro e emissão dos créditos: Após a validação e verificação bem-sucedidas, o projeto é registrado em um programa de compensação de carbono e os créditos de carbono são emitidos. Cada crédito representa uma tonelada métrica de dióxido de carbono (ou equivalente em outros gases de efeito estufa) que foi reduzida ou removida da atmosfera.
Comercialização dos créditos: Com os créditos emitidos, a empresa pode comercializá-los no mercado voluntário de carbono. Aqui, outras organizações interessadas em compensar suas emissões podem adquirir os créditos de carbono para compensar suas próprias pegadas de carbono.
É importante ressaltar que os programas de compensação de carbono têm critérios específicos para a aceitação de projetos e a emissão de créditos. Além disso, a regulamentação relacionada a créditos de carbono pode mudar ao longo do tempo, portanto, é fundamental que a empresa esteja atualizada sobre as normas e regulamentos em vigor.
Para realizar esse processo, a empresa pode buscar apoio de consultorias especializadas em projetos de carbono e entrar em contato com entidades acreditadas que possam validar e verificar seus projetos.
A JMBio traz inovações sustentáveis para seu empreendimento. Conheça mais sobre nossos serviços em nosso site ou entre em contato com nossos consultores especialistas.




Comentários